Políticas sociais no Equador visam a luta contra a pobreza

O governo do Equador articula, junto a instituições, a geração de políticas sociais, econômicas e produtivas na luta contra a pobreza. A estratégia será coordenada e implementada pela Secretaria Técnica para a Erradicação da Pobreza, agregada à Secretaria Nacional de Planificação e Desenvolvimento (Senplades, em sua sigla em espanhol).

Políticas sociais no Equador visam a luta contra a pobreza - Arquivo Agência Pública de Notícias do Equador

Ana María Larrea, responsável pela Secretaria, destacou que a entidade, recém-criada, é objeto da visão multidimensional deste flagelo.“É imprescindível gerar medidas que produzam sinergia entre os diferentes setores das políticas públicas para poder trabalhar conjuntamente em direção ao objetivo do Plano de Bem Viver: erradicar a pobreza extrema e reduzir a pobreza”, disse.

Ela considera que esta é uma meta ambiciosa, que requer esforços conjuntos dos Governos Autônomos Descentralizados (GAD) do Equador para articular as políticas públicas com a finalidade de erradicação da pobreza extrema até 2017, bem como baixar em sete pontos percentuais (medidos em ingressos) a parcela da população que sobrevive com 2,54 dólares por dia.

Ana María acredita que o abastecimento de água potável e os serviços básicos de saúde devem reduzir a chamada pobreza estrutural, referente às necessidades básicas e, com isso, se reduzirão os índices gerais pela metade.

“Um dos temas mais importantes é conseguir também a inclusão econômica e social e, para isso, o segmento das economia popular e solidária é vital na luta contra a desigualdade”, acrescentou a responsável.

Esse espaço da economia é o que gera maior quantidade de empregos e o que possui o maior mercado no Equador. “Por isso é imprescindível conseguir cadeias virtuosas de maneira que este segmento possa articular a economia”, ela garante.

A ampliação da base produtiva e a incorporação de pessoas que vivem em situação de pobreza permitirão ao governo equatoriano mudar a matriz produtiva de uma perspectiva de igualdade e justiça.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina


Leia também:


Equador está mais próximo de erradicar a pobreza extrema
Segundo Correa, Equador cumpriu maioria das metas do milênio