Segundo Correa, Equador cumpriu maioria das metas do milênio

O Equador cumpriu a maioria das metas do milênio das Nações Unidas, segundo assegurou o presidente Rafael Correa. O chefe de Estado destacou o incentivo que seu governo dá para o cumprimento das mesmas, e considerou que são o mínimo que pode ser feito pela cidadania.

Rafael Correa

O Plano de Governo vai para além das 17 metas, que são compromissos adquiridos pelas 169 nações membros da ONU para trabalhar em propósitos de desenvolvimento humano fixados no ano 2000 e que se encerram em 2015.

Correa referiu no programa de rádio e televisão de prestação de contas Enlace Cidadão, que os objetivos alcançados foram: a luta contra a extrema pobreza, equidade de gênero em educação, incidência do paludismo, juros da dívida, acesso à Internet e telefonia celular, entre outros. Acrescentou ainda que estão em progresso a matrícula e permanência de estudos na educação primária, acesso à água potável e a saneamento e a massificação de linhas telefônicas.

Também garantiu que o Estado irá trabalhar com mais força em desnutrição crônica, mortalidade materna e atenção aos casos de HIV/AIDS.

O presidente equatoriano insistiu na necessidade de mudar as políticas e reduzir o índice de desnutrição infantil, atualmente em 23%, que deve chegar a menos de 20%. O mesmo deve ser feito com os casos de mortalidade materna.

Correa disse ainda que o Ministério de Saúde Pública assegurou que cumprirá com os parâmetros propostos pelas Nações Unidas no tema de HIV/AIDS.

Fonte: Prensa Latina