OIT apresenta estudo sobre cooperativismo na Setre

Um estudo sobre o cooperativismo na América Latina foi apresentado nesta quarta-feira (07/08), aos membros do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop-BA), pela representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Linda Deelen. O encontro, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é o primeiro passo para uma futura cooperação da OIT com o cooperativismo baiano, atendendo sugestão do presidente do Cecoop-BA e secretário da pasta, Nilton Vasconcelos.

Linda Deelen, especialista em Pequena Empresa e Desenvolvimento Econômico da OIT para o Cone Sul, apresentou dados de 2011 e 2012 da Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai e Peru. “No século XXI, as cooperativas da América Latina têm criado empregos, gerado renda e reduzido a pobreza. As mulheres representam entre 40 e 50% dos membros, sendo que 59% da administração dos grupos é exercida pelo sexo feminino”, diz.

O estudo da OIT sugere que políticas públicas sejam apresentadas ao setor para levar a prática o princípio de integração; estabelecer acordos de integração regional; promover a associação de cooperativas com outras instituições de diferentes níveis jurídicos; além de estabelecer canais de distribuição dos produtos. Aponta ainda que é preciso promover em cada cooperativa um modelo de governabilidade, promover a certificação da gestão, participar das câmaras setoriais e fortalecer as capacidades de negociação.

No quesito educação, formação e informação, as cooperativas precisam de uma base de dados em cada país; de campanhas publicitárias e educativas; de novos processos de informação; e desenvolver modelo de educação modular. Linda Deelen veio a Salvador também para participar do Encontro Internacional de Agendas Subnacionais do Trabalho Decente, realizado no Hotel Deville, em Itapuã, nos dias 06 e 07 deste mês.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre