15ª vez: Inácio Arruda entre os influentes do Congresso Nacional

Pela 15ª vez consecutiva, o senador Inácio Arruda, do PCdoB, compõe a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, divulgada pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Inácio é considerado mais influente desde 1999, ainda como deputado federal.

Compõem a lista deste ano, 61 deputados federais e 39 senadores. Dos parlamentares do PCdoB, também foram considerados mais influentes a senadora Vanessa Grazziotin (AM) e os deputados federais Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Manuela D’ Ávila (RS) e Jandira Feghali (RJ).

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)