ONU comemora Dia Nacional dos Povos Indígenas

A Organização das Nações Unidas (ONU) marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, nesta sexta-feira (9), com vários eventos previstos na sua sede, em Nova York. O evento intitulado Povos indígenas construindo alianças: honrando tratados, acordos e outros arranjos construtivos deve contar com a participação de várias autoridades.

Além do secretário-geral, Ban Ki-moon, estarão presentes a secretária-geral assistente, Shamshad Akhtar, e o presidente do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, Paul Sena.
Logo depois dos discursos, está previsto um debate interativo com a presença do chefe indígena Oren Lyons da Nação Onondaga.

Leia também:

Empresários violam direitos de comunidades indígenas nos EUA

Ban Ki-moon falou nesta manhã para a Rádio ONU e disse que os indígenas representam uma diversidade notável com mais de 5 mil comunidades distintas que representam 5% da população mundial.

Calcula-se que existam, atualmente, 370 milhões de indígenas espalhados por 90 países. O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data invocativa dos vários povos indígenas, e ffoi instituído pela Assembleia Geral da ONU através da resolução 49/214 de 23 de Dezembro de 1994.

No entanto, apenas em 2007, foi adotada pela Assembleia Geral a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que reconhece o direito de auto-determinação dessas pessoas.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e das agências de notícias