Correa diz que sede de Unasul será entregue em maio de 2014  

O presidente equatoriano, Rafael Correa, confirmou, neste sábado (10), a entrega da sede permanente da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em maio de 2014, perto do monumento à Metade do Mundo na periferia capitalina. 

Durante seu habitual relatório semanal à cidadania, desta vez desde a cidade de Machachi, Correa anunciou a reabilitação total da Cidade Metade do Mundo.

A sede permanente do organismo de integração regional está localizada a uns 15 quilômetros ao noroeste de Quito, e levará o nome de Néstor Kirchner, em honra ao falecido presidente argentino (1950-2010) e também primeiro secretário da Unasul.

Esta nova construção tem 20 mil metros quadrados de edificação e 14 mil metros quadrados de obras exteriores e, recalcou Correa, potenciará o desenvolvimento desse setor de Quito. Analisa-se ainda integrar os complexos da Metade do Mundo com o da Unasul.

"É uma obra de arquitetura e engenharia impressionantes, o edifício mais moderno de América Latina", afirmou Correa, depois de detalhar que este edifício inteligente de cinco andares terá auditório, salão de presidentes, salas de comunicações, escritórios, biblioteca e praça publica.

Entre as obras associadas à projetada regeneração urbana deste setor capitalino informou que se constrói uma nova estrada paralela à via atual, já colapsada pelo tráfico e que se ampliará, bem como soterrar os cabos aéreos das populações próximas.

O mandatário aproveitou para pedir às autoridades turísticas do país estimular o fomento dos atrativos do complexo Metade do Mundo, para que os visitantes se motivem a visitá-lo mais de uma vez, com cinemas em terceira dimensão que projetem o significado científico deste lugar.

Com a missão geodésica francesa nasceu o sistema métrico, que se utiliza em todo mundo, comentou Correa ,e informou que ao inaugurar o complexo de Unasul, 250 pessoas trabalharão ali de forma permanente e centenas de visitantes estrangeiros coincidirão a suas diversas atividades. 

Fonte: Prensa Latina