Dilma: Remédios grátis ou com desconto beneficiaram 16,4 milhões

A presidenta Dilma Rousseff, no Café com a Presidenta desta segunda-feira (12), falou sobre a oferta gratuita de medicamentos para a população. No caso de remédios para asma, que começaram a ser distribuídos há um ano, já foram beneficiadas 781 mil pessoas em todo o país, com uma redução de 16% nas internações por conta da doença. Confira abaixo áudio do Programa na íntegra.

Isso porque o uso correto da medicação evita uma complicação, como uma pneumonia, por exemplo, que pode levar à internação. A minha filha tinha asma e eu sei o que uma mãe sofre com uma criança com asma. Cada internação que evitamos, com a distribuição gratuita de remédio, é mais qualidade de vida que levamos ao paciente e à família do paciente”, destacou Dilma.

Nesta terça-feira (13), Dilma Rousseff vai inaugurar uma nova fábrica que vai produzir remédios para o tratamento do câncer no interior de São Paulo. De acordo com a presidenta, o governo federal tem apoiado os investimentos na produção de vacinas e de medicamentos de última geração, que são usados no tratamento de doenças graves.

“Hoje, 16,4 milhões de brasileiros e brasileiras fizeram ou fazem o tratamento de hipertensão, diabetes ou asma pegando o remédio de graça no Aqui Tem Farmácia Popular. Aliás, queria aproveitar aqui o Café para fazer um apelo aos nossos ouvintes, que, além de tomar remédio, é preciso se cuidar, é muito importante manter uma vida saudável”, aconselhou.

A presidenta ainda lembrou o exemplo da vacina contra o HPV, que vai ser oferecida de graça a partir do ano que vem para meninas de dez e onze anos, graças a parceria fechada para fabricação no país. Dessa forma, o preço da dose foi reduzido para R$ 30, o menor preço do mundo. O vírus do HPV é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero no Brasil.

Fonte: Blog do Planalto

Confira a íntegra do Programa abaixo: