Palestina e Israel retomam diálogo em Jerusalém

Palestinos e israelenses celebraram na tarde desta quarta-feira (14) a segunda rodada de negociações de paz, em um momento que o ministro israelense da Habitação revelou a decisão do regime de construir mais milhares de casas ilegais nos territórios ocupados.

O chamado processo de paz palestino-israelense, mediado pelos Estados Unidos, é realizado em Jerusalém Oriental, semanas depois da primeira rodada de diálogo, realizada em Washington.

Durante a agenda desta quarta, a delegação palestina pediu o fim da construção de colônias ilegais nos territórios ocupados de Jerusalém Oriental, assim como a retirada das forças israelenses das áreas que foram ocupadas novamente por eles antes do início da intifada de 2000.

Na primeira rodade dos diálogos de paz entre as duas partes, estiveram presentes o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; o representante palestino, Saeb Erekat; e a ministra de justiça Tzipi Livni, pela parte israelense.

Vários grupos palestinos, entre eles o Movimento de Resistência Islâmica Palestina (Hamas), e a Jihad Islâmica Palestina são contra o reinício das negociações entre ambas as partes enquanto os ocupantes não pararem de construir nas colônias ilegais, libertarem os presos e reconhecerem a Palestina como um país com fronteiras determinadas em 1967, tendo Jerusalém como sua capital.

Com agências