Crescem investimentos na construção civil
Os investimentos em obras no DF e a aprovação mais rápida dos alvarás de construção foram temas apresentados ontem pelo governador Agnelo Queiroz, durante a solenidade de posse conjunta dos representantes das entidades da construção civil e setor imobiliário.
Publicado 15/08/2013 09:53 | Editado 04/03/2020 16:39
“Fizemos obras em várias áreas, desde mobilidade urbana a Saúde e Educação, e já executamos R$400 milhões dos R$1,9 bilhão do programa Acelera DF, que mostra nosso compromisso com a cidadania e a construção civil, fundamental para o desenvolvimento do DF”, afirmou o governador.
Sobre a desburocratização dos processos de construção no DF, reinvindicação antiga das entidades, Agnelo Queiroz destacou que a força-tarefa criada para analisar os documentos – iniciativa publicada no Diário Oficial do DF segunda-feira (12) – terá autonomia para emitir de forma mais rápida os alvarás.
“Será uma espécie de Na hora para alvarás, onde todos os órgãos envolvidos fiquem centralizados em apenas um grupo. Será um esforço coletivo para dinamizar o mercado e dar mais capacidade ao setor”, enfatizou.
Reeleito este ano presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon), Júlio Cezar Peres elogiou as iniciativas do governo na construção civil do Distrito Federal.
“Agradecemos pelo decreto que garante autonomia na aprovação dos alvarás, pois é de extrema importância para o setor e minimiza os entraves existentes no processo”, ressaltou.
Sobre o programa Acelera DF, iniciativa adotada pela atual gestão este ano para realizar 184 obras civis em todo o Distrito Federal, Júlio Cesar informou que 23% das obras têm empresas contratas, enquanto que as restantes esperam apenas o término da fase de licitação ou contratação.
Também tomaram posse na solenidade o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Paulo Muniz; o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF; além de diretores e conselheiros das entidades.
Estiveram presentes no evento o vice-governador Tadeu Filippelli e os secretários de Habitação, Geraldo Magela; de Fazenda, Adonias Santiago; de Obras, David Matos, de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchoa; e demais autoridades.