Termina hoje Congresso Internacional Software Livre
O "Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico" (Consegi) reúne até hoje, na Escola de Administração Fazendária, representantes do governo e da sociedade, além de acadêmicos, para apresentarem as principais novidades tecnológicas da atualidade.
Publicado 15/08/2013 09:49 | Editado 04/03/2020 16:39
O tema do evento é "Portabilidade, Colaboração e Integração", e uma das principais inovações apresentadas nessa área será uma cadeira de rodas controlada com a força do pensamento e criada por estudantes universitários brasileiros.
No "Espaço de Robótica e Inovação" também serão expostas tecnologias como o robô capaz de apoiar o resgate de vítimas de incêndio, o mouse controlado por movimentos faciais e as lâmpadas que acendem ou apagam com celular.
Todas as inovações foram construídas a partir de tecnologias baseadas em softwares e hardwares livres.
A proposta do Consegi é trocar experiências e apresentar tecnologias que facilitem o acesso a serviços públicos, para melhorar o cotidiano das pessoas.
Os hackers também terão espaço no evento com o "HackDay", onde ativistas e participantes do congresso se reúnem para desenvolver programas e aplicativos, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o poder público.
No "Festival de Instalação de Software Livre", instrutores promoverão um mutirão de instalações, com oficinas-relâmpago para explicar as principais funcionalidades de softwares livres que podem ser usados para diversão, educação e como instrumentos de trabalho.
O congresso é promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e oferecerá mais de 190 palestras, debates e oficinas gratuitas. Segundo a organização, além de pesquisadores e conferencistas, 720 alunos da rede pública e 600 alunos das universidades federais, estaduais, particulares e institutos federais devem participar do evento.