União das esquerdas é central para o avanço da luta, diz editor

"O povo brasileiro amadureceu politicamente ao longo dos últimos 10 anos. Compreendeu com a própria experiência que as forças de direita, neoliberais e conservadoras levaram o país a uma encruzilhada histórica", refletiu José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, em mais uma edição do programa Ponto de Vista, ao falar sobre o papel e a unidade das esquerdas.

Segundo o jornalista, "a atuação dessa oposição conservadora, representadas principalmente pelo antigo PFL (DEM) e o PSDB de FHC, Serra, Alckmin, Aécio et caterva, debilitou a soberania do país, aumentou a concentração de renda e riqueza, degradou as condições de vida das massas trabalhadoras, atacando direitos democráticos e sociais historicamente conquistados".

Ele destacou "em uma década o país avançou, mas ainda à base de compromissos entre classes antagônicas, com a manutenção dos principais traços de conservadorismo do sistema político, econômico e social e sem realizar as rupturas necessárias com o capital financeiro-monopolista, o latifúndio, o imperialismo e a mídia reacionária, por meio de reformas estruturais democráticas".

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: