Farc reconhecem parte da reponsabilidade por vítimas do conflito

Em Havana (Cuba), onde o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) realizam a décima terceira rodada dos diálogos de paz, o grupo guerrilheiro admitiu parte da responsabilidade pelas vítimas do conflito armado, em uma tentativa de aproximar o tema da reconciliação.

Pablo Catatumbo - Delegação de Paz das Farc

“Também houve crueldade e dor provocados pelas nossas fileiras”, diz um comunicado lido publicamente por Pablo Catatumbo, membro da equipe de conversações das Farc. No texto, as Farc dizem ainda que devem “reconhecer a necessidade de aproximar o tema das vítimas, sua identificação e a reparação, com total lealdade à causa da paz e reconciliação”.

Leia também:
Farc querem Comissão da Verdade na Colômbia
O Centro de Memória Histórica (CNMH) colombiano fixou o número de mortos em 220 mil, mas as Farc desejam uma Comissão da Verdade independente do governo, que revise os dados divulgados anteriormente, que dizem que de cada 10 vítimas, 8 são civis.

Dentre as funções desse comitê está o estudo da história da confrontação desde o início. Com isso, as Farc pretendem dar vazão ao quinto ponto da agenda, que faz referência ao ressarcimento das vítimas. O grupo ainda considera que o Estado é o responsável pela ação e omissão do acontecido durante o conflito e, de acordo com o grupo guerrilheiro, é o primeiro que deve pedir perdão.

Da redação do Vermelho,
Com informações de agências de notícias internacionais