Luciano conhece em Minas obras do Recife que terão verbas do PAC

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, participa nesta terça-feira (20), em São João del-Rei, na região central de Minas Gerais, da solenidade de anúncio, pela presidenta Dilma Rousseff, da seleção das obras que receberão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC2). Luciano representará o prefeito Geraldo Julio.

O Recife é uma das 44 cidades brasileiras, de 20 Estados, que serão contempladas pelo programa em 2013. Em Pernambuco, Olinda e a Ilha de Fernando de Noronha também receberão recursos para preservação do patrimônio cultural. No total, as cidades reconhecidas como patrimônio nacional ou mundial receberão cerca de R$ 1,6 bilhão para a recuperação, restauro e a qualificação de conjuntos urbanos e monumentos históricos.

No mês de março, as cidades selecionadas enviaram ao Ministério do Planejamento sua lista de obras prioritárias, que foi submetida à aprovação dos gestores do PAC para definição dos investimentos para cada cidade.

De acordo com o Ministério da Cultura, além dos investimentos, as cidades contempladas também terão uma linha especial de crédito, no valor de R$ 300 milhões, para financiar obras em imóveis particulares localizados em 105 cidades com áreas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com juros subsidiados e prazos de pagamento especiais.

Com esses recursos, os proprietários poderão recuperar suas residências, ou mesmo investir na adaptação de edifícios para exploração econômica, como hotéis, pousadas e restaurantes.

Do Recife
Audicéa Rodrigues