Inácio Arruda defende participação do BNDES em debates no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta quarta (21), projeto que prevê o comparecimento semestral do Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Comissão de Assuntos Econômicos. Durante o debate da matéria na CCJ, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu a participação do presidente do banco, Luciano Coutinho, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

“O BNDES tem um grande papel na história do País, isso é inquestionável. Portanto, não adianta discutir questões episódicas, temos que olhar para frente. O banco tem um papel crucial na alavancagem da economia nacional e precisamos saber quais são as principais estratégias de atuação para ampliar a capacidade de planejamento e projetos do BNDES. Afinal, ele também reforça o aporte ao desenvolvimento regional, uma vez que também está ligado aos bancos regionais”, destacou Inácio.

Projeto foi aprovado com apenas uma emenda

O relator do projeto na CCJ, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), apresentou emenda transformando o prazo trimestral, inicialmente proposto pelo senador José Agripino (DEM-RN), autor do projeto, em semestral. O objetivo de disciplinar as reuniões entre o BNDES e a Comissão de Assuntos Econômicos é expor e discutir a execução e os fundamentos da política de financiamento de investimentos em todos os segmentos da economia nos quais o Banco atua, incluindo-se as suas dimensões social, regional e ambiental.

O senador Inácio Arruda apresentou ainda um requerimento para que a matéria seja apreciada também na Comissão de Assuntos Econômicos. O pedido será analisado pelo Plenário do Senado Federal.


Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)