Presidente colombiano quer referendo para acordos de paz com Farc
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse na quinta-feira (22) que quer submeter qualquer acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) a um referendo nacional.
Publicado 23/08/2013 09:50

O governo enviou um projeto de lei em caráter de urgência ao Congresso, para que se realize a consulta popular ao mesmo tempo das eleições presidenciais e parlamentares do próximo ano.
Santos, afirmou que a possibilidade de realizar o referendo de maneira concomitante às eleições não está permitida por lei, mas que, com a expectativa de que o acordo de paz seja alcançado, será importante ter a permissão para realizá-lo.
Uruguai quer colaborar com processo de paz na Colômbia
Fundo de compensação contra desigualdades é proposto pelas Farc
Farc reconhecem parte da reponsabilidade por vítimas do conflito
“O processo de paz avança, as conversações em Havana avançam e temos a responsabilidade e a obrigação de prever qualquer instância que seja necessária se os acordos se formalizarem”, declarou o mandatário.
Diálogos de paz
As negociações pelo fim do conflito armado entre o governo e as Farc estão sendo realizadas em Havana (Cuba) e foram iniciadas em novembro do ano passado.
Depois de um breve pausa de um dia, ambas as partes voltam ao Palácio de Convenções da capital cubana, nesta sexta-feira (23), para retomar o tema da participação política, segundo ponto da agenda, do 13º ciclo de diálogos.
Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias