Conam integra Marcha Nacional pela Reforma Urbana nesta quarta

Moradia digna, transporte público de qualidade e cidades justas para todos. Esses são os pilares da Marcha Nacional pela Reforma Urbana, que ocorre nesta quarta-feira (28), em todo o Brasil. O ato é promovido pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana e dezenas de entidades ligadas ao fórum participam, como a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e a Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp).

Algumas das cidades mobilizadas são Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Na capital paulista, o ato terá diversos pontos de concentração. No Largo da Batata, em Pinheiros, próximo ao metrô Faria Lima, na zona oeste da cidade, será às 8 horas. Também haverá concentração na Ponte Cidade Jardim, às 8h, onde os integrantes pretendem seguir em marcha até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Na Praça da Sé, onde se concentrará a Conam, o início está marcado para às 9 horas e o trajeto deve incluir o Prédio da Caixa, na Sé, onde será entregue um ofício por uma comissão; o Pátio do Colégio, no Viaduto Boa Vista. Na sequência, na Rua Boa Vista, entrega da carta do movimento na Secretaria Estadual de Habitação (CDHU), CPTM, Metrô e na Secretaria de Transporte Metropolitano. Depois, segue para o Largo São Bento, Líbero Badaró com parada em frente do Edifício Martinelli. O encerramento será na Praça do Patriarca, na Prefeitura, onde também será deixada a carta remetida à Secretaria de Habitação (Cohab) e Secretaria Municipal de transporte.

Entre os pontos reivindicados pela Reforma Urbana estão: o direito à moradia digna, mobilidade com qualidade e segurança, efetiva participação e controle social em todas as políticas urbanas – de desenvolvimento, saneamento, mobilidade e habitação e o fim do genocídio da juventude negra nas periferias.

Com informações do Fórum Nacional de Reforma Urbana