Em Salvador, BID apresenta estudo sobre inclusão produtiva

Na última terça-feira (27/8), um encontro realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou estratégias para inclusão produtiva de grupos vulneráveis. O assunto foi discutido com técnicos dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS) e de secretarias do Trabalho dos estados da Bahia, Sergipe e Ceará, além de técnicos do Senai e do Senac.

Realizado no Hotel Mercure, em Salvador, o encontro é parte do Programa de Apoio à Inserção de Grupos Vulneráveis no Mercado de Trabalho no Nordeste, desenvolvido pelo BID nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará. 

De acordo com o chefe da Divisão de Gênero e Diversidade do BID, Andrew Morrison, esses três estados foram selecionados por fazer parte da região que concentra metade dos beneficiários do Bolsa Família. “Por meio de uma cooperação técnica entre o BID e os governos estaduais, uma equipe foi formada para desenvolver um plano estratégico para a inserção deste público no mercado de trabalho”, explica.

Presente na abertura do evento, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, afirmou que este público tem cada vez mais conseguido a inserção no mercado de trabalho. “Mas não basta somente a inserção, é necessário garantir a qualidade deste trabalho, conforme os princípios do trabalho decente”.

Na Bahia, o estudo, que tem como propósito analisar a dimensão do problema da baixa qualificação profissional de pessoas atendidas por programas sociais do governo brasileiro, é desenvolvido por meio de cooperação técnica, assinada no ano passado, entre o BID e a Setre.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre