COEED fortalece participação dasociedade no debate sobre Educação

 

Com o objetivo de ampliar o debate e garantir a participação dos diversos segmentos da sociedade civil organizada nas discussões sobre a melhoria da educação brasileira, o Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Ministério da Educação (MEC), realizou a etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação (Conae).

O evento aconteceu entre os dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Pirâmide, e ocorre após o encontro de mais de três mil pessoas durante a etapa municipal/intermunicipal. No total, 18 conferências foram concretizadas e 485 participantes compõe o grupo de delegados eleitos para a etapa estadual.

Além de delegados indicados pelas entidades nacionais de educação, movimentos da diversidade e do Ministério Público, o evento contou com a presença de estudantes, professores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos de educação envolvidos com a Educação Básica, Profissional e Superior.

A participação da sociedade na discussão das políticas públicas nacionais para a educação tem sido de extrema importância. “É desejável que não somente as pessoas envolvidas diretamente com a educação participem desses momentos, mas sim que haja participação de representações dos mais variados setores da sociedade”, destaca a diretora do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel.

Como representante da única entidade dos professores federais do Ensino Superior no Fórum Nacional de Educação (FNE), o Diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, Gil Vicente Reis de Figueiredo, debateu na tarde da terça-feira, 27 de agosto, sobre Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. O tema é o VII Eixo do Documento-Referência da Conferência Nacional (CONAE-2014).

Durante dois dias, foram analisados os eixos temáticos elaborados pelo FNE no Documento-Referência, e as propostas subsidiarão a Conferência Nacional, que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília. Suas proposições deverão subsidiar a formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação – PNE, fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação.

“A expectativa é de envolvermos a comunidade acadêmica nessas conferências e, desse modo, possamos discutir propostas para qualificar a Educação. A conferência é um momento importante para que, juntos – poder público, segmentos organizados e a população – possamos discutir melhorias para a Educação, fortalecendo as políticas públicas educacionais no município e, assim, contribuir para o desenvolvimento da Educação Nacional", destaca Gilka Pimentel.

De Natal, Jana Sá