Patos-PB: Servidores da Saúde decidiram entrar em greve

Os trabalhadores nos serviços de saude da cidade de Patos, no sertão paraibano, coordenados por seus sindicatos, realizaram assembléia geral conjunta no dia 30 de agosto e deliberaram pela greve a partir de 10 de setembro, face ao desrespeito aos compromissos assumidos com o movimento pela prefeita da cidade.

Trabalhadores da saúde de Patos-Pb votam pela greva - Sinfemp-PB

Dezenas de servidores públicos municipais de Patos compareceram a assembléia geral extraordinária convocada pelos três sindicatos representativos de diversas categorias na manhã desta sexta-feira, dia 30 de agosto de 2013, onde decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 de setembro.

A assembléia foi realizada na Associação Comercial de Patos, sendo dirigida pelos presidentes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região – SINFEMP, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias – SINDACSE, Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba, Delegacia Sindical de Patos.

A Presidente do SINFEMP, Carminha Soares, fez a leitura do edital de convocação que tratava da greve a partir do dia 10 de setembro e em seguida colocou em votação, sendo aprovada por todos os presentes a proposta da greve por tempo indeterminado.

O Presidente da CTB/PB e vice-presidente do SINFEMP, José Gonçalves, disse que a greve vai ser deflagrada devido ao desrespeito com os servidores públicos do município por parte da prefeita Francisca Motta e a quebra do acordo firmado pela gestão com categorias dos servidores que lutam pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários. José Gonçalves chegou a relatar que os servidores públicos da educação também vêm sendo desrespeitados pois está sendo imposto o deslocamento irregular de funcionários públicos.

O presidente do SINDACSE, João Bosco Eleutério de Assis, enfatizou a necessidade da união dos agentes de saúde e de endemias, tendo colocado a proposta de greve sendo aprovada por todos os presentes no sentido de reverter o atual quadro, especialmente a garantia da aprovação do PCCS da mesma forma que foi aprovado no Conselho Municipal de Saúde.

A greve atingirá todos os serviços prestados pela secretaria de saúde, como PSF’s, Postos de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Odontólogos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Pronto Atendimento Maria Marques (Jatobá), Vigilância Sanitária, dentre outros.

Ao final da assembleia, as centenas de funcionários presentes saíram em passeata pelas ruas de Patos e se concentraram em frente à Prefeitura Municipal, onde foi realizado um ato público.

Para José Medeiros, presidente do SINDODONTO, a prefeita Francisca Motta pode reverter à situação, pois todos os problemas vêm sendo causados pela própria prefeita que está deixando a desejar no seu slogan de “Prefeita da Saúde”.

Compareceram a assembléia e mobilização os vereadores Toinho Nascimento-PV e Diogo Medeiros-PSB, apoiando o movimento.

Os servidores têm reunião marcada para o dia 4 de setembro, às 17:00 horas na sede do SINFEMP, para definir o comando de greve e discutir os últimos preparativos para a greve a partir do dia 10 de setembro no município.

sinfemp.com.br