Deputada baiana participa de missão oficial na China

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) representou o Brasil em missão oficial da Câmara dos Deputados na China, no período de 19 a 30 de agosto. A convite do Partido Comunista Chinês, a deputada participou do Colóquio Internacional de Partidos Latino-Americanos em Pequim.

O encontro reuniu sete partidos de esquerda para intensificação do intercâmbio entre o continente latino-americano e a República Popular da China. “Aprofundamos a realidade da América Latina e seu intercâmbio cultural, comercial e político com a China, um país em desenvolvimento que cresce a 9% ao ano com indescritíveis mecanismos de desenvolvimento e inclusão social”, disse a deputada.

De volta ao Brasil na última sexta-feira (30/8), ela anunciou que vai promover posteriormente um grande debate para difundir a experiência no Brasil, além de um memorial sobre a missão. A comunista fez questão de destacar que a viagem foi custeada pelos anfitriões, com custo zero para os cofres públicos.

Alice Portugal repudiou a decisão da Câmara dos Deputados de manter o mandato do deputado Natan Donadon enquanto esteve na sua primeira missão internacional nesta legislatura. “Nesses 10 dias em que estive ausente, sem agenda prévia, foi colocada em votação a cassação do deputado Donadon e ele foi absolvido”, lamentou.

A deputada destacou que sempre se declarou publicamente a favor da cassação “como única forma de se punir atitudes corruptas e ilícitas de alguns parlamentares, que infelizmente colocam a política na contramão dos interesses do Brasil”. Ela também enfatizou a sua declarada postura pública a favor do voto aberto em sessões com esse objetivo.

Fonte: Ascom/gabinete da deputada Alice Portugal