Fórum debate desconcentração de investimentos federais

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), o 55º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento aconteceu até esta sexta-feira (6/9), no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador. Na ocasião, secretários e representantes das pastas estaduais de todo o país e convidados trocaram experiências sobre a melhoria da gestão pública, questões federativas e orçamentárias e a infraestrutura logística dos estados.

O evento foi aberto na manhã da quinta-feira (5), com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira, e do secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. O evento, que acontece pela segunda vez no Estado, é realizado a cada três meses, desde a criação do Conselho, em 2006.

Entre os temas discutidos, estão infraestrutura logística, mobilidade urbana e conjuntura econômica brasileira e mundial. Segundo Gabrielli, o encontro é muito importante para discutir a relevância dos investimentos federais, estaduais e privados. Já Gustavo Nogueira acredita que a troca de experiências contribui para o equilíbrio das contas estaduais no período em que os governos se preparam para fechar os orçamentos para o próximo ano.

Uma das atividades do encontro foi o painel Infraestrutura Logística, que abordou as melhorias na infraestrutura portuária, ferroviária e rodoviária, com investimentos necessários para acompanhar o crescimento industrial no estado. Em outro painel, foi apresentado as perspectivas do Brasil na conjuntura econômica internacional.

Nesta sexta-feira, foram realizadas palestras sobre infraestrutura e logística; e Distribuição de Recursos – União/Estados/Municípios. Na ocasião, foi defendida a desconcentração de investimentos federais para diminuir as disparidades entre as regiões, já que a carência de infraestrutura e logística no Norte e Nordeste é um entrave para o desenvolvimento econômico do Brasil.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências