Argentina de Messi e Itália de Balotelli a caminho do Brasil
Rodadas importantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, disputada no brasil, aconteceram em todos os continentes na última semana.
Publicado 12/09/2013 11:24 | Editado 04/03/2020 17:16

Aos poucos vamos conhecendo as equipes que disputarão a Copa de 2014.
América do Sul: Argentina na Copa e Venezuela ainda sonha.
Pelas eliminatórias sul-americanas a Argentina carimbou sua participação no Mundial do Brasil ao derrotar o Paraguai por 5 a 2 em Assunção. Messi marcou dois gols se tornando o segundo maior artilheiro da história da seleção argentina com 37 gols, ficando atrás apenas de Batistuta (54 gols).
A Venezuela se recuperou da derrota por 3 a 0 para o Chile vencendo o Peru por 3 a 2 em casa. Com isso a equipe venezuelana segue com chances de chegar à repescagem, tendo que para isso vencer o já eliminado Paraguai na próxima rodada e torcer por combinações de resultados.
O Uruguai acumulou, com o triunfo de 2 a 0 sobre a Colômbia, sua terceira vitória consecutiva e com isso almeja uma vaga direta para o mundial, escapando dessa forma da repescagem. Para isso a celeste tem em seu caminho o Equador, que na última rodada deixou escapar pontos importantes na altitude boliviana ao empatar com a seleção daquele país por 1 a 1.
Os equatorianos tem a mesma pontuação dos uruguaios, mas levam vantagem no saldo de gols. Já os colombianos, derrotados pelo Uruguai na última rodada, precisam apenas de mais uma vitória em seus dois jogos restantes para garantir sua presença no Brasil em 2014.
A partida entre Equador e Uruguai é um dos destaques da penúltima rodada das eliminatórias sul americanas que acontece dia 11 de outubro.
Vale lembrar que o quinto colocado nas eliminatórias sul-americanas enfrentará na repescagem a seleção da Jordânia, que eliminou a ex-república soviética do Uzbequistão com uma vitória nos pênaltis por 9 a 8 na casa do adversário.
America Central e Do Norte: México se complica com derrota para os norte-americanos
Pelas eliminatórias da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) os Estados Unidos derrotaram o México por 2 gols e com isso alcançaram a liderança das eliminatórias daquela região.
Com a derrota os mexicanos se complicaram e agora precisam vencer de qualquer forma o Panamá na próxima rodada para seguir sonhando com a participação na Copa.
Costa Rica e Estados Unidos já estão garantidos no Mundial. Honduras e Panamá seguem com chances, sendo que os hondurenhos dependem apenas de uma vitória em um de seus dois últimos jogos para selar sua participação na Copa.
A seleção que terminar na quarta colocação enfrenta na repescagem o representante da Oceania que já está definido e será a Nova Zelândia.
Europa: Balotelli vira o jogo e Itália se garante no Brasil.
Pelas eliminatórias europeias o destaque fica por conta da seleção italiana que venceu de virada a seleção da República Tcheca por 2 a 1 em partida realizada na cidade de Turim.
O craque Balotelli marcou o segundo gol que confirmou a Azurra no Mundial.
A Holanda, que segue invicta, é outra seleção da Europa que também já está classificada.
Aparecem com grandes chances de vir ao Brasil sem precisar sofrer no mata-mata da respescagem as seleções da Bélgica, que tem a melhor defesa do torneio com apenas dois gols sofridos em oito jogos, Alemanha, que conta com o melhor ataque da competição com 28 gols marcados em oito rodadas, Suiça, que bateu o Brasil em amistoso realizado recentemente, e a Espanha, atual campeã mundial, que precisa apenas vencer as fracas seleções de Belarus e Geórgia para se garantir.
Se por um lado as seleções citadas acima aparecem um pouco mais tranquilas na busca da vaga, alguns grupos guardam grandes emoções para as últimas rodadas. Neste caso temos os grupos F, que tem a Rússia na liderança com 18 pontos seguida de perto por Portugal com 17, o grupo G que tem a Bósnia-Herzegovina e a Grécia dividindo a liderança com 19 pontos, os bósnios podem fazer a sua estreia em mundiais, lembrando que o país fazia parte da antiga Iugoslávia que em nove participações no Mundial alcançou a quarta colocação em duas ocasiões.
Outro grupo que aparece com muitas possibilidades na reta final é o grupo H que tem Inglaterra na liderança, com 16 pontos, seguida de perto por Ucrânia e Montenegro com 15 e logo atrás a Polônia com 13 pontos conquistados até aqui.
Vale lembrar que nas eliminatórias europeias classificam-se diretamente para o Mundial todas as equipes que acabarem na liderança dos nove grupos. A repescagem será disputada pelos oito melhores segundo colocados que se enfrentarão em partidas eliminatórias definindo assim os quatro últimos representantes europeus no torneio.
África: Cabo Verde surpreende Tunísia e se classifica para fase final
Definidas as dez seleções que disputarão as cinco vagas direcionadas para o continente africano.
São elas: Etiópia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal.
As vagas serão decididas em confrontos eliminatórios entre as dez seleções. Os enfrentamentos serão decididos em sorteio a ser realizado.
O destaque da última rodada dessa fase fica para a seleção cabo-verdiana que, em grande partida realizada na cidade de Túnis, venceu a seleção da Tunísia por 2 a 0. Os tunisianos precisavam apenas de um empate em casa para se classificar.
Confira abaixo as seleções que já garantiram presença no mundial de 2014 no Brasil:
Brasil
Irã
Japão
Coréia do Sul
Austrália
Argentina
Costa Rica
Estados Unidos
Holanda
Itália
De São Paulo,
Thiago Cassis