Slogan contra violência estréia na 12ª Parada Gay da Bahia
Uma nova campanha está sendo veiculada pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador (Semur), com objetivo de combater o racismo e a violência contra a mulher e LGBT. O slogan “Dá um tempo. Não existe mais lugar para o preconceito”, visa sensibilizar a população para combater qualquer tipo de preconceito de gênero ou raça.
Publicado 13/09/2013 14:54 | Editado 04/03/2020 16:16
A ação fez sua estreia na 12ª Parada Gay da Bahia, realizada no último domingo (9/9), e também chama atenção para o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Discriminação Racial, com vistas ao Carnaval 2014. As denúncias podem ser comunicadas pelo telefone 4009-2600 ou pelo e-mail racismo.lgbt@salvador.ba.gov.br.
Iniciado em 2006, o Observatório da Discriminação Racial, da Violência Contra a Mulher e Homofobia é instalado principalmente nos circuitos do Carnaval. A ação é realizada através da atuação de equipes de observadores ao longo do circuito, que fazem o registro e levantamento dos casos que ocorrem durante a festa.
Os dados são avaliados e fazem parte de um relatório que auxilia a Semur a elaborar políticas públicas para combater o problema. Atualmente, de acordo com a assessoria da secretaria, está sendo preparada uma nova unidade permanente para acompanhamento das ocorrências e combate a qualquer forma de discriminação durante todo o ano.
De acordo com dados do Observatório Racial, no Carnaval de 2013, foram relatadas 297 ocorrências, sendo 241 por prática de racismo, 53 de violência contra a mulher e três de violência contra LGBT.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô