Síria aceitará decisões da ONU sobre armas químicas, diz ministro

A Síria aplicará o plano negociado entre russos e norte-americanos de desmantelamento de seu arsenal químico depois que for aprovado pela ONU, e começou a elaborar a lista desses armamentos, declarou neste domingo (15) o ministro sírio da Informação à rede de televisão ITN.

 ​"A Síria se compromete (a aplicar) tudo o que vier da ONU", afirmou o ministro Omrane al-Zohbi. "Nós aceitaremos o plano russo de nos livrarmos de nossas armas químicas. Nós inclusive começamos a preparar nossa lista", declarou ele à rede de televisão britânica.

"Nós já estamos prestes a preparar nossos documentos, começamos a fazer nosso trabalho", acrescentou o ministro. "Não perdemos tempo", ressaltou. A Síria aplicará o plano elaborado pela Rússia e pelos Estados Unidos quando "se tornar algo de concreto", depois de uma votação do Conselho de Segurança da ONU.

Damasco concederá aos especialistas em desarmamento acesso a todos os locais em que desejarem ir, declarou ainda o ministro sírio da Informação. A Síria "respeita e honra a sua palavra", disse. "Nós levamos este acordo muito a sério", insistiu.

Fonte: Portal Terra