Prefeituras investem em capacitação técnica da Guarda Municipal
Nos últimos anos, as prefeituras têm investido cada vez mais na implantação de núcleos de Guarda Municipal nas cidades. A iniciativa possibilita que a administração tenha um maior controle sobre a segurança do patrimônio público, além de oferecer profissionais capacitados para lidarem com a população. Nesse sentido, a capacitação técnica é de grande valor.
Publicado 17/09/2013 12:23 | Editado 04/03/2020 16:16
Na cidade de Itagibá, no interior da Bahia, por exemplo, os membros da Guarda Municipal concluíram no último domingo (15/9), o primeiro curso de capacitação técnica. Na ocasião, ainda foram entregues novos equipamentos e kits de fardamento aos 27 integrantes do núcleo. Para o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Itagibá, Aleilton da Silva Santos, a ação inédita demonstra que atual gestão do município valoriza os profissionais.
O curso de aperfeiçoamento foi ministrado pela Federação Baiana
das Associações dos Guardas Municipais (Febaguam) com carga horária total de 36 horas. Durante a capacitação, foram abordados temas como legislação, cidadania, técnicas de defesa pessoal e manuseio dos equipamentos.
Durante a cerimônia, o prefeito Marcos Barreto afirmou que investir na Guarda Municipal não só reforça o respeito pelos profissionais como também pela comunidade. “O dever dos guardas municipais é proteger o patrimônio público. E não há maior patrimônio que a vida de cada cidadão. Portanto, eles merecem a consideração do poder público, que tem como obrigação proporcionar melhores condições de trabalho”, ressaltou.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro