Conferência do PCdoB de Palmas elege Comitê Municipal

Aproximadamente 100 pessoas participaram neste sábado na Câmara de Vereadores de Palmas do evento político mais importante do PCdoB no município. A Conferência do Partido foi aberta pela presidente da Comissão de Organização da Conferência, Maria Luiza, que saudou os participantes e apresentou a ordem do dia que foi; Debate sobre as Teses do 13° Congresso e eleição do Comitê Municipal para a Capital nos próximos dois anos.

Conferência de Palmas

O debate sobre a conjuntura apontado nos documentos do Comitê Central foi apresentado pelo camarada Davis Miranda que fez um resumo do documento com ênfase no debate sobre os avanços do Brasil na última década e sobre as perspectivas do Partido frente aos desafios colocados pela luta política na realidade do Brasil. O debate sobre conjuntura estadual foi apresentado pelo camarada João Braga que apontou principalmente para a luta do PCdoB para ser mais protagonista no cenário político do estado.

Cerca de trinta camaradas fizeram uso da palavra e apontaram para aprovação do documento do Comitê Central em sua integralidade. O debate apontou também as tarefas do PCdoB para o próximo biênio, período baseado na luta político-eleitoral pela superação do atual cenário político tocantinense, extremamente polarizado entre a União do Tocantins e os pemedebistas e seus aliados.

Os debates foram encerrados e a mesa da Conferência encaminhou a aprovação dos documentos. Neste ínterim se destacam as falas do professor e presidente do Conselho Regional de Economia, Francisco Viana da Cruz, que se filiou ao Partido, fazendo referencia ao processo democrático da Conferência, segundo ele, muito bonito e diferenciado e de dona Maria da Balsa, ex-presidente da Câmara de Palmas e também filiada ao PCdoB recentemente. Ambas as falas muito aplaudidas pelos presentes.

No segundo ponto da pauta o presidente da Comissão Eleitoral da Conferência, Adriano Lima, fez um breve resumo do histórico do procedimento de consulta coletiva do PCdoB a respeito da composição dos órgãos de direção partidária. Terminado o relato e foi aberto o processo de votação para eleição do novo Comitê Municipal de Palmas.

Terminado o processo de apuração dos votos Adriano apresentou o balanço do resultado e apontou para a situação da indicação de nomes para a nominata do Comitê sem que nenhum dos camaradas tenha atingido o percentual de 30% de apontamento para exclusão, cabendo assim à Comissão Eleitoral proclamar a eleição do seguinte coletivo dirigente do Partido na capital:

Igor Costa Pereira
Arthur Carneiro Gomes
Esdras Baia de Oliveira
Enos Teixeira da Silva
Davis Miranda de Sousa
Nésio Fernandes Junior
Linete Cadete da Silva
Margarete Pereira da Silva Pires
João de Deus Braga
José Mamédio de Oliveira
Emival Dalat Filho
Enilde Santos Sousa Almeida
Luiz Carlos Benedito
Francisco Pimentel de Oliveira
Aldenir Ribeiro Cunha (Cunha)
Maria Luiza Gomes
Mirya Almeida Lima
Francileura P. da Silva
Thalia Cristina Batista
Ilma de Jesus Sousa da Silva
Fábio Renato de Sousa Diehl
Osvaldo Soares Neto
Rosa Maria Araújo de Vaconcelos

O Comitê Municipal eleito se reúne nesta semana para eleger a Comissão Política e secretariado do PCdoB em Palmas.