PCdoB-Osasco realiza Conferência e elege novo presidente
O PCdoB de Osasco, no último domingo (22), realizou sua Conferência Municipal. Desde a manhã, o Plenário Tiradentes da Câmara recebeu cerca de 300 delegados para a discussão das teses do 13º Congresso e eleger a nova direção municipal.
Publicado 26/09/2013 16:45 | Editado 04/03/2020 17:16

A Conferência teve duas partes, sendo a primeira um debate sobre o Balanço dos dez anos de governos progressistas no Brasil. A mesa teve como debatedores o presidente Municipal Zé Roberto, o membro do Comitê Estadual do PCdoB, Augusto Chagas, o sindicalista e ex-deputado, Nivaldo Santana, Walter “Vavá Soares, Secretário Adjunto as Secontru de Osasco, Luiz da Locadora, Ouvidor da Prefeitura de Osasco; Aldo Rocha, José Luís Shouga Mendes, Professor Buzato, Julião Soares, Diego Nogueira, presidente da UJS-Osasco, entre outros camaradas.
O conjunto das falas apontou concordância com a análise conjuntural das teses. Lula se beneficiou de uma conjuntura internacional favorável e pode conciliar a afirmação de uma política social sem contrariar frontalmente os interesses da oligarquia financeira.
Esse cenário já não existe mais e a nova fase da crise estrutural do capital já atinge com mais força os países em desenvolvimento, como o Brasil. “Foram importantes as políticas anticíclicas e de incentivo ao consumo, porém essas se esgotaram no sentido de sustentar um desenvolvimento mais robusto, é preciso mudar o vetor do desenvolvimento para os investimentos”.
Na análise, ainda, sobre as lutas políticas em curso, fez-se uma severa crítica a posição das entidades médicas frente ao Programa “Mais Médicos” por refletir a face perversa da elite e parte da classe média brasileira. Os presentes também concordaram que as mudanças precisam se acentuar, em especial com a reforma dos meios de comunicação a reforma do judiciário.
Na segunda parte foi feito um balanço do trabalho da direção dos dois últimos anos e foi eleita a nova direção municipal do PCdoB, com a condução de Shouga para a presidência local. Foi unânime a idéia de que a filiação do vereador e atual presidente da Câmara, o camarada Toniolo, representou um divisor de águas na história do Partido em Osasco, como se pode ver pelo crescimento eleitoral obtido em 2012 e o destacado papel jogado na eleição do prefeito Jorge Lapas. Pela primeira vez na história política de Osasco e do partido, o PCdoB elege não só um vereador, mas com a participação da executiva do Partido, consegue eleger o Presidente da Câmara. Igualmente unânime foi a conclusão do crescimento da participação da juventude no partido, com a retomada da UJS, apoiada pelo partido e que teve grande participação nas manifestações.
Para o presidente municipal, Zé Roberto da Silva, o Partido em Osasco está bem sintonizado com a orientação de construir o partido prioritariamente entre os Trabalhadores, as Mulheres, a Juventude e os intelectuais progressistas.
“Estamos num outro patamar da política de Osasco. Aumentamos nossa participação no Governo Municipal com a indicação do Camarada Luís da Locadora para Ouvidoria do Município, além do Camarada Vavá Soares, que assumiu como Secretário Adjunto na Secretaria de Segurança e Controle Urbano. Há muitas questões que precisamos avançar, mas se considerarmos a situação do partido na eleição de 2010, veremos que avançamos e muito. Temos ainda presença em categorias importantes como o funcionalismo municipal e os trabalhadores da saúde”, destacou.
De Osasco