Mama: João Ananias diz que diagnóstico precoce faz a diferença

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou nesta terça-feira, 1º de outubro, na Tribuna da Câmara, sobre o Movimento Outubro Rosa, iniciado há 23 anos. Ele usou uma gravata de cor rosa a fim de chamar atenção para importância da campanha que tem como proposta alertar a sociedade para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O parlamentar lembrou que a doença que mais mata mulheres por tumor no Brasil, perde apenas para o infarto e AVC. “O diagnóstico precoce faz a diferença no tratamento da doença, pois o índice de cura é elevado”, observou.

Durante sua fala, destacou a iniciativa do Jornal O Povo que durante todo o mês de outubro publicará matérias abordando temas relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “Se todos os órgãos de Comunicação assim procedessem, com certeza o Movimento Outubro Rosa ocuparia mais espaço e mobilizaria melhor a sociedade e os órgãos públicos para a prevenção e tratamento desta doença no Brasil.”, finalizou.

Discurso na íntegra

Inicia-se hoje, no mundo todo o Movimento Outubro Rosa, que busca mobilizar a sociedade para a prevenção do câncer de mama. Iniciado há 23 anos, pela Fundação Susan G Komen of the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York. A partir daí, a campanha vem conclamando a população, empresas e entidades a participarem de ações voltadas para a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

No Brasil, os primeiros movimentos aconteceram em Outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Nos últimos cinco anos, o Outubro Rosa vem se alastrando por todo o nosso País, com manifestações cada vez mais largas da sociedade em torno da prevenção do câncer de mama, doença que mais mata mulheres por tumor no Brasil. Perde apenas das doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Destaco o espaço concedido pelo jornal O Povo, do meu Estado, o Ceará, que durante todo o mês de outubro terá seus editoriais abordando temas relacionados ao tratamento e atendimento ao câncer de mama. Se todos os órgãos de Comunicação assim procedessem, com certeza, o Movimento Outubro Rosa ocuparia mais espaço e mobilizaria melhor a sociedade e os órgãos públicos para a prevenção e tratamento desta doença no Brasil.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)