Conferência da ONU fomenta capacidades na cooperação sul-sul

Termina nesta quarta-feira (2) a 3ª Conferência Internacional sobre Capacidades Nacionais em Avaliação (NEC) para o fomento do diálogo sobre experiências e soluções em sistemas de avaliação de políticas públicas, enquadrada na promoção da cooperação sul-sul e no fortalecimento de capacidades nacionais. O evento é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Roberta Grynspan - PNUD

O evento, que começou nesta segunda (30/9), reúne 170 oficiais de governos de 65 países. Participam dele representantes de alto nível, gestores e responsáveis pelo planejamento, condução e utilização de avaliações de programas.

Além disso, também participam acadêmicos, a sociedade civil, especialistas do PNUD e outras agências da ONU que trabalham na África, nos países árabes, na Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caribe. O tema deste ano é: “Soluções e Desafios Relacionados à Independência, Credibilidade e Uso da Avaliação”.

Para Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), “o cenário brasileiro das políticas públicas vem passando por transformações importantes e esta evolução tem chamado a atenção de muitos países, em especial os do hemisfério sul, que enfrentam obstáculos semelhantes em muitas áreas. As inovações na área de avaliação e monitoramento podem ajudar estes parceiros a melhorar o impacto de seus programas”.

“A avaliação é uma etapa importante na formulação de políticas públicas, permitindo que governos invistam melhor seus recursos públicos ao mesmo tempo em que prestam contas à população sobre suas decisões”, analisa Diana Sawyer, pesquisadora do Centro IPC-IG.

Em seu discurso de abertura, Rebeca Grynspan, subsecretária-geral da ONU e vice-diretora mundial do PNUD, ressaltou a importância da avaliação para a construção de conhecimento e seu intercâmbio. “Não é fácil passar da experiência para o conhecimento. A avaliação pode ser a ponte”, afirmou.

Veja mais sobre a programação da Conferência e sobre os resultados dos debates na página oficial do evento.

Com informações da ONU