ONU celebra Dia Sem Violência com chamado à paz

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira (2) que o mundo defenda a paz e a justiça, a propósito da celebração do Dia Internacional da Não Violência.

"Chamo aos cidadãos do mundo a que inspirados na coragem de pessoas como Mahatma Gandhi dêem as costas ao ódio e a violência e se levantem pelo que é correto e justo, trabalhar unidos pela paz e a prosperidade", assinalou em sua mensagem pela ocasião.

Para o Secretário-geral, a convivência harmônica entre os seres humanos deve começar desde as casas, escolas e centros de trabalho, com a finalidade de que "o diálogo pacífico seja contagioso".

Em outra parte de sua mensagem, Ban agregou que a derrota da violência passa por combater a pobreza e a fome, como estabelecem os Objetivos do Milênio, traçados para 2015.

A cada 2 de outubro celebra-se desde 2007 o Dia Internacional da Não Violência, data que marca o nascimento de Gandhi, líder independentista da Índia, cujas táticas de luta pacífica são símbolos globais.

Fonte: Prensa Latina