Atividades marcam a campanha Outubro Rosa na Bahia

O Outubro Rosa, campanha internacional de luta contra o câncer de mama e de colo de útero foi aberta na quinta-feira (03/10), na Bahia, com um evento na Praça Tomé de Souza, Centro de Salvador, e com uma partida de futebol feminino na Arena Fonte Nova, que marcou o início da iluminação rosa que o estádio exibirá durante este mês. No dia 10, às 9h, acontece sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador sobre o tema.

Outras atividades serão realizadas nas áreas das Bases Comunitárias de Segurança (BCS) de Itinga, Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina e Calabar, com palestras, exames de saúde, emissão de documentação civil, inclusão em programas sociais e atividades de lazer. Na ocasião, serão distribuídos laços rosa, símbolos do movimento. Para ver a programação completa, basta acessar o endereço eletrônico www.sedes.ba.gov.br. 

No Estado, a campanha é uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde, de Política para as Mulheres, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Polícia Militar, Pacto pela Vida e Voluntárias Sociais da Bahia com o Ministério Público Estadual, Grupo Delfin Imagem e Philips e o Centro Estadual de Oncologia (Cican), através da Gerência do Trabalho e Educação em Saúde.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Segundo o INCA (2013), as estimativas de câncer de mama para o Estado são de 2.110 casos novos e para Salvador 810 casos.

História

O Outubro Rosa tem a finalidade de chamar os estados e municípios a participarem do movimento, quando as atividades ocorrem de acordo com as suas realidades e condições locais. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, algumas cidades iluminam seus principais edifícios e monumentos históricos com luzes cor-de-rosa. Na Bahia, foram iluminados o Elevador Lacerda, Arena Fonte Nova, Hospital Aristides Maltez, entre outros.

Tratamento

Para os cânceres de mama e colo de útero, as chances de cura são altíssimas, caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. A cura é alta, quanto mais cedo for descoberto e, para isso, as mulheres precisam fazer os exames de prevenção, disponíveis na rede pública.

Além da realização de exames preventivos periódicos, é importante estar atenta aos fatores de risco e de proteção. Atitudes como manter alimentação saudável e peso adequados, por exemplo, ajudam na prevenção do câncer de mama. O consumo de gordura animal faz com que sejam acumuladas substâncias tóxicas ao organismo que não são eliminadas. Elas agem no corpo como o estrogênio (hormônio), favorecendo o câncer de mama.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro