Evaldo Lima apoia bancários e defende reajuste maior

O vereador do PCdoB, Evaldo Lima, trouxe para a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza as reivindicações e a situação dos bancários na atual a greve que chega, nesta quarta-feira (09/10) ao vigésimo primeiro dia de mobilização. Apresentando demandas e queixas dos trabalhadores e o cenário econômico nacional atual, Evaldo usou o tempo do grande expediente da sessão ordinária da última terça-feira (08), para apoiar a causa dos bancários.

“Alguns desavisados afirmam que a greve é rotineira, a cada ano, no mesmo período. Rotina, como bem afirmou Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários, é o acúmulo histórico do lucro dos banqueiros privados e dos bancos públicos. Rotina é a insegurança sem limites. Rotina é os bancários verem suas agências assaltadas e explodidas por bandidos e igualmente terem uma remuneração irrisória”, disse o vereador.

De acordo com o vereador, cerca de 400 agências das 507 existentes foram fechadas em todo o Estado, correspondendo a mais de 70% de paralisação. “Nacionalmente esse número é de mais de 11 mil unidades paradas, das 21 mil que existem em todo o País”, diz.

Momento econômico favorece aumento a bancários

Em defesa dos bancários, Evaldo destacou o bom momento da economia brasileira e as crescentes receitas dos grandes bancos. “Os seis maiores bancos (BB, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC) tiveram um crescimento de 18,21% nos lucros líquidos, o que representa R$ 29,607 bilhões, comparando o primeiro semestre de 2012 com o primeiro de 2013”, diz. As receitas de tarifas, Selic e o spread bancário também favorecem um aumento mais justo para os trabalhadores. “O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu no segundo trimestre de 2013 e está entre os maiores do mundo”, diz.

Segundo Evaldo, os bancários fizeram bem em rejeitar o aumento proposto. “Esta proposta apresenta entre outros pontos, aumento real de 0,97% e foi considerada por unanimidade como um desrespeito a categoria. Como já analisamos, é possível melhorar essa proposta”, diz. Evaldo também reforçou o compromisso do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB) com os bancários e informou que haverá um ato na Câmara dos Deputados para estabelecimento do diálogo entre banqueiros e bancários.

A luta dos bancários também é pela sociedade

Ainda em defesa dos bancários, Evaldo destacou a atuação firme e compromissada dos trabalhadores com as causas sociais. “O Sindicato dos Bancários e seus filiados lutam também por diversas causas da sociedade, entre elas destacamos: o fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho; 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e a suspensão dos leilões do petróleo”, diz.

Evaldo reforçou o compromisso da categoria com a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e que na manhã desta terça-feira (8), “houve uma ampla mobilização para doação de sangue para o Hemoce, na Praça do Ferreira”.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)