Comunistas realizam Conferência Distrital no domingo

No próximo domingo, 13, o Partido Comunista do Brasil – Distrito
Federal (PCdoB-DF) realiza sua Conferência Distrital, parte integrante do 13º Congresso da organização. O encontro brasiliense será no Auditório Austregésilo de Athayde, Parlamundi,LBV, 915 Sul. Veja aqui o balanço das atividades do Comitê Regional e a programação da Conferência.

Comunistas realizam Conferência Distrital no domingo

“O credenciamento dos delegados tem início às 8h e os trabalhos começarão às 9h. Às 12h teremos um ato político, com a presença do governador Agnelo Queiroz e de vários presidentes de partidos políticos”, informou Augusto Madeira, presidente do PCdoB-DF.

Ontem, 10, o atual Comitê Regional realizou sua última reunião, quando aprovou documento avaliando sua gestão e as nominatas que serão submetidas à Conferência, indicando nomes para a nova direção a ser eleita e os nomes para delegados ao Congresso. A Plenária da Conferência é soberana, e poderá acatar, modificar e recusar as nominatas apresentadas.
O secretário de Organização, Alan Bueno, informou que mais de 800 pessoas foram mobilizadas no processo da Conferência, “e foram eleitos 275 delegados. Estamos providenciando ônibus para trazer os delegados e amigos de Ceilândia, Samambaia e Santa Maria. Este o Balanço aprovado pelo Comitê Regional, em sua última reunião:

BALANÇO DA CONSTRUÇÃO PARTIDÁRIA

O PCdoB-DF enfrenta, com a dedicação de sua direção e militância, o desafio de construir um partido forte, presente nos movimentos sociais, na vida institucional do Distrito Federal e atuante na luta de ideias.

À frente da Secretaria de Estado da Mulher e da Administração Regional de Brasília, demonstramos capacidade de gestão, iniciativa, dedicação e honestidade no trato com a coisa pública. Diversos projetos liderados pelos comunistas, criativos e ousados, são destaque da gestão governamental. Esta participação ampliou a influência política do Partido, deu visibilidade para nossas lideranças e incrementou a nossa relação com forças políticas e personalidades da sociedade em geral. O Partido se fortaleceu com esta presença institucional e acumulou forças para os desafios vindouros.

Nos movimentos sociais, o processo de reestruturação continua em curso. A UJS-DF constrói uma direção madura, que amplia as suas fileiras militantes. A CTB-DF elege direção renovada. UBM, Unegro e Cebrapaz constituíram suas direções e também vão acumulando forças e reflexões sobre seu papel na luta social da cidade. No final de 2012 foi constituído o núcleo do Barão de Itararé, que já se coloca como referência nos movimentos pela democratização dos meios de comunicação. A realização do primeiro encontro dos movimentos sociais do PCdoB/DF e a criação da Comissão Regional de Combate ao Racismo, em abril de 2013, precisam ter sequência, pois a organização é ponto importante para os desafios postos para 2014.

Nossa comunicação avançou e passamos o número de 100 boletins informativos, democratizando a atividade partidária. Constituímos a Organização de Base de Comunicadores do PCdoB. A Formação coordenou o processo de construção da Fundação Maurício Grabois e a Escola Nacional. Nas finanças, apesar da necessidade de

avanço na contribuição militante, tarefa de todo o Partido, mantém o equilíbrio mínimo para o funcionamento partidário estável.

A Direção do PCdoB-DF, a partir de sua Comissão Política, manteve a regularidade de seu funcionamento e tomou suas principais decisões em permanente sintonia com o Comitê Regional e o coletivo partidário, através de processos democráticos e participativos.

O Partido do Distrito Federal participou na batalha eleitoral de 2012, seja na Região Metropolitana do Distrito Federal, em cidades de Goiás e Minas Gerais, como também em outras regiões do país, com a atuação de quadros do DF. Temos contribuído com o Comitê Central com tarefas políticas e de organização na região Centro-Oeste.

Nas manifestações de junho de 2013, procuramos debater e participar do movimento, principalmente através da juventude e dos movimentos sociais, mas enfrentamos dificuldades pelo caráter espontâneo e de disputa pela direção onde a grande imprensa acentuou o viés despolitizado das mobilizações.

Uma vida política mais regular nas cidades é um objetivo que se mantém. Encontrar uma agenda, uma pauta e mais quadros dedicados são ainda metas a serem perseguidas. Porém, avançamos nesta tarefa em algumas regiões fruto, principalmente, de nosso projeto eleitoral. Devemos ampliar este esforço. Destacamos nossa participação nas eleições de Conselheiros Tutelares, uma experiência exitosa que deixou frutos.

Concluímos de forma exitosa a mobilização para construção de nossa nominata de pré-candidatos para as eleições de 2014, a principal batalha política que a próxima direção enfrentará.

Diante deste breve relato, concluímos que acumulamos forças no período desta gestão do Comitê Regional, mas que muito há ainda por ser feito. Nesta 17ª Conferência o PCdoB-DF se prepara para o desafio

de construir um partido comunista forte, de massas, estruturado pelas bases, com elevado nível político, defensor do socialismo e dos interesses da população do Distrito Federal.

PROGRAMAÇÃO
08:00 hs – Credenciamento de delegados.
08:00 hs às 09:00 hs- Café da manhã com vídeos partidários e recepção
09:00 horas – Abertura Oficial da 17ª Conferência Regional do PCdoB-DF.
09:20 horas – Informe da Direção Nacional;
10:00 horas – Informe da Direção Regional;
10:40 horas – Debates.
12:00 horas – Ato político e almoço.
14:00 horas – Apresentação da proposta de Comitê Regional e início da votação.
14:30 horas – Continuação do debates e Discussão e deliberação das Resoluções ao 13ª Congresso;.
15:40 horas – Fim do prazo para votações.
16:00 horas – Apresentação do Resultado da eleição para o Comitê Regional e posse do novo comitê.