Diretor da OIT elogia sucesso da Agenda Bahia do Trabalho Decente

Pela primeira vez no Brasil, o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, elogiou as conquistas da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a primeira em nível subnacional do mundo, durante a visita que fez à Bahia, na última sexta-feira (11/10). Na capital, Ryder foi recebido pelo governador Jaques Wagner e pelo titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos.

Em uma audiência na Governadoria, o diretor destacou a experiência inovadora da Bahia em lançar uma agenda subnacional e a vontade política do governador do Estado em concretizar, na vida dos trabalhadores baianos, os conceitos do Trabalho Decente. Ele afirmou que a experiência baiana já é uma referência internacional consolidada e prometeu replicá-la em outros locais.

“Estou encantado com a participação do governo, dos empregadores e dos trabalhadores na Agenda, além da sociedade civil organizada, e queria felicitar a todos por esta importante contribuição. Estou aqui para escutar os seus testemunhos e também conhecer os desafios e obstáculos a serem superados”, disse Ryder, durante a recepção.

O governador afirmou que os resultados são obtidos pelo diálogo social, que, segundo ele, é a marca do seu governo. Sobre o sucesso da agenda estadual, Jaques Wagner destacou, ainda, a liderança do secretário Nilton Vasconcelos na condução do projeto.

“Ele [Nilton] está fazendo uma caminhada fundamental para estabelecer um processo de diálogo amplo com os diversos setores que compõem o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente”, elogiou Wagner.

Na ocasião, Nilton Vasconcelos informou que 239 ações estão catalogadas pela Agenda e que o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) conta, hoje, com importantes decisões na justiça baiana no sentido de destinar recursos oriundos de multas aplicadas às empresas que praticam condutas abusivas no ambiente do trabalho.

O secretário ressaltou, também, os esforços das instituições que integram o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente e disse esperar que a construção da Agenda possa ter seguimento por muitos anos. “O desafio de garantir liberdade, segurança, equidade e dignidade no trabalho, estará sempre presente”, concluiu. 

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom/ SETRE