Aprovado projeto de João Derly de política contra a obesidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira o projeto Porto Alegre Mais Leve, de autoria do vereador João Derly (PCdoB). O texto tem propostas com a finalidade de implementar ações eficazes para a redução de peso e o combate à obesidade adulta e infantil em diversos graus.

No Brasil, o número de pessoas com sobrepeso cresce desde 1975. Em Porto Alegre a situação não é diferente – atualmente 75% da população da Capital, cerca de 1 milhão de pessoas, está com sobrepeso, sendo 20% em nível de obesidade. Tal fato motivou o vereador a propor as políticas que incentivem à boa alimentação. O Porto Alegre Mais Leve busca com o projeto a integração das políticas municipal, estadual e nacional de segurança alimentar e de saúde.

“Boa alimentação é questão de saúde e é preciso se conscientizar disso”, ressalta Derly. “Com as políticas do Porto Alegre Mais Leve incentivamos, também, o esporte, por meio de incentivos à prática de modalidades”, acrescenta.

Derly ficou satisfeito com a aprovação de seu projeto e, principalmente, pelo apoio dos colegas da Câmara “Fico muito satisfeito pela repercussão, palavras de apoio e os votos favoráveis ao projeto dos vereadores desta casa. Ele busca uma população mais saudável e é gratificante ver que há apoio de todos para que ele torne-se, efetivamente, o instrumento de mudança dessa realidade da população de Porto Alegre”

O Porto Alegre Mais Leve

Dentre as propostas está a que oferece informações básicas sobre alimentação adequadas, por meio de materiais informativos e institucionais; o estímulo a campanhas de aleitamento materno e a capacitação de servidores municipais para trabalhar diretamente com a população, fazendo com que eles sejam multiplicadores na segurança alimentar.

A multiplicação dessas informações úteis também está prevista para locais públicos, como parques, escolas e postos de saúde. Para os parques, o vereador propôs a instalação de marcadores de distância, para boa orientação de corredores e pedestres durante caminhadas.

Fonte: Assessoria ver. João Derly