Aldo Arantes lança livro de memórias em São Paulo

Recentemente lançado no Rio de Janeiro e em Brasília, o livro Alma em fogo retrata episódios da vida política de Aldo Arantes, que iniciou sua militância no Liceu de Goiânia, quando ingressou no movimento estudantil secundarista, passando a presidente do DCE da PUC-RJ, até ser eleito à Presidência da UNE, entre 1961 e 1962.

Com larga experiência pública, exerceu o mandato de deputado federal por quatro vezes, sendo, por duas delas, eleito deputado federal nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Foi constituinte em 1988 e é um dos líderes goianos de maior destaque no cenário político brasileiro.

O ex-deputado do PCdoB da Bahia, Haroldo Lima, destaca no prefácio da obra : “a trajetória de lutas e a vida de Aldo Arantes, aqui contadas por ele, percorrem período importante da história do Brasil, do final dos anos 1950 do século passado, passando pelos 1970, até os dias de hoje”

O presidente do PSB, Roberto Amaral, que assina o posfácio, elogia o exercício memorialístico do autor, lembrando que essa não é tradição entre nossos homens de Estado e lideres políticos, citando Luís Carlos Prestes, Getúlio Vargas, Leonel Brizola e outros que tinham muito o que contar, mas não escreveram suas memórias.

Destaca Amaral, “que este texto não se encerra num simples arrolar de fatos vividos pelo memorialista. Narrando-os, Aldo os interpreta e termina completando suas memórias como um ensaio que percorre a transição por todos vivida desde os anos 1960 até nossos dias”.

Recentemente, Aldo Arantes foi nomeado pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, Secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política, presidida pelo membro honorário vitalício da entidade, Cezar Britto (SE), sendo vice-presidente o conselheiro federal Gedeon Batista Pitaluga Junior (TO).

Debate sobre reforma política
Antes do lançamento do livro, a Associação dos Advogados de São Paulo promoverá, no dia 21 de outubro de 2013, às 19 h, o painel intitulado “Reforma Política”.

Composição da mesa
Aldo Arantes
Secretário da Comissão Especial de Mobilização para Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil e diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente.

Delaíde Alves Miranda Arantes
Ministra do Tribunal Superior do Trabalho.

Luís Carlos Moro

Advogado militante e diretor cultural da AASP.


Inscrição

A inscrição  poderá ser realizada pela Internet até 20/10. As vagas são limitadas

Em caso de dúvida, por favor entre em contato com a AASP no telefone (11) 3291 9200

Fonte: Sindicato dos Advogados de São Paulo e AASP