Nota do Movimento de Luta Pela Terra apoia Programa Mais Médicos

Leia a seguir a íntegra do documento:

Nós, camponeses e camponesas presentes no Primeiro Congresso Nacional do MLT Movimento de Luta pela Terra, apoiamos o Programa Mais Médico do Ministério da Saúde.

Apoiamos porque sofremos da ausência destes profissionais em nossos assentamentos e acampamentos. Apoiamos também porque conhecemos as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras das cidades que não conseguem nem uma consulta pela ausência de médicos e médicas nos PSF.

A falta de profissionais da saúde no campo é reflexo da desigualdade regional no país, mas também é decorrente da visão de que nós, camponeses e camponesas, somos sujeitos com menos direitos que os citadinos e esta visão amplia a desigualdade entre campo e cidade.

Compreendemos que a efetivação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta demanda tais profissionais e que junto com a chegada deles é necessário que se amplie a construção de unidades básicas de saúde e a contratação de outros profissionais como enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e agentes de saúde para atuarem nos assentamentos e acampamentos.

Como estratégia de médio e longo prazos propomos ainda uma política de formação profissional da juventude camponesa na área da saúde. Queremos enfermeiras e enfermeiros, médicos e médicas camponeses e camponesas pois sabemos que nossa juventude esta preparada para tal tarefa.

Fonte: MLT