Seminário analisa experiências educacionais em Salvador
Na última sexta-feira (18/10), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sediou o XI Seminário Regional do Observatório de Educação – Salvador. O evento foi promovido pela Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados e, segundo o presidente da CE, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), teve como objetivo “identificar experiências educacionais de sucesso no território brasileiro, a fim de subsidiar políticas públicas de educação”.
Publicado 21/10/2013 18:05 | Editado 04/03/2020 16:16
Na capital baiana, o evento foi coordenado pelos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Colbert Martins (PMDB-BA), e contou com a presença do secretário municipal de Educação de Salvador, Jorge Khoury.
Os seminários acontecem em cidades de todas as regiões do Brasil. Durante os encontros, professores da rede de ensino público apresentam ações consideradas inovadoras pela Comissão de Educação. O deputado Chalita destacou que a iniciativa busca “melhorar a educação a partir do chão da escola, valorizando a experiência do professor”.
O presidente da comissão esclareceu que, em dezembro, acontecerá um seminário nacional em Brasília com apresentação dos projetos que mais se destacaram nas etapas regionais.
Titular da Comissão de Educação, a deputada Alice Portugal enalteceu a “visão humanista” de Chalita, pontuando que “a educação se faz com pessoas”. Ela considerou que os altos índices de violência na cidade só poderão ser reduzidos a partir de uma melhor estruturação da rede pública de ensino.
Realidade
Conhecedora da situação de Salvador, a deputada citou a forte interação que a rede municipal de ensino tem com a cidade e afirmou que essa relação ajuda a minimizar o índice de violência. “A rede dialoga com a cidade, inclusive com as creches. A cidade seria ainda mais violenta se não houvesse esse diálogo”, disse.
Alice defendeu a valorização do professor para requalificação da rede de ensino. “Eles [os professores] são arquitetos de pessoas. Ao lutarem por seus direitos, estão construindo um tecido social melhor”, considerou.
Em Salvador, foram apresentadas experiências desenvolvidas nas escolas municipais Osvaldo Cruz e Eugênia Anna dos Santos, esta última originalmente criada pela imortal ialorixá Mãe Stella de Oxóssi no terreiro Opo Ofunjá e municipalizada em 1999.
Os participantes presentes no encontro ainda conheceram o Programa de Classes Hospitalares e Domiciliares, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, que tem o objetivo de levar atendimento escolar a estudantes em internação hospitalar ou convalescença domiciliar.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Alice Portugal