Bolívia recebe reunião da Celac sobre combate à corrupção
Tem início nesta sexta-feira (8) a 1ª Reunião de Prevenção e Luta Contra a Corrupção, organizada pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (celac), na cidade de Santa Cruz, Bolívia, com a presença de ministros e autoridades de alto nível da região.
Publicado 08/11/2013 09:11

Entre os participantes está a vice-presidenta e Controladora Geral de Cuba, Gladys Bejerano, cujo país está na presidência pro-tempore da Celac.
Na reunião, segundo a ministra boliviana da Transparência e Luta contra a Corrupção, Nardy Suxo, será debatida a importância da prevenção e a cooperação internacional a nível judicial, assim como a criação de um grupo permanente que execute a declaração a ser firmada nesta sexta.
Será uma boa ocasião para que o país anfitrião exponha as suas experiências na luta contra a corrupção, com medidas como a prestação de contas públicas, a verificação de declarações, a criação de unidades de transparência e a informação nas páginas virtuais.
“Esperamos e temos muitas expectativas sobre esta reunião, em que estão presentes autoridades de alto nível, como procuradores, ministros de justiça, controladores e vice-ministros de pastas da área”, disse Suxo.
A ministra recordou as contribuições feitas pelo México, Brasil, Argentina e Antígua e Barbuda, entre outros países, para a declaração que se pretende assinar.
Entre as experiências bolivianas, destacou que a verificação das declarações juramentadas propõe um controle dos registros públicos às autoridades do Estado: “Este ano se conclui com as declarações de altos funcionários da YPFB [estatal petrolífera da Bolívia], porque são os que manejam mais recursos”.
Por último, ressaltou que o Órgão Judicial, a Polícia Nacional e as entidades de saúde, sobretudo as chamadas caixas (hospitais) são os que acumulam o maior número de denúncias de corrupção.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho