Franklin Martins participa de debate sobre mídia na UFBA

Na quinta-feira (21/11), o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, participa do debate Mídia, Democracia e Regulação, que acontece no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Federação, em Salvador.

Marcado para começar às 19h, o encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa, Comunicação e Política da UFBA, coordenado pelo professor, escritor e jornalista Emiliano José.
Franklin de Souza Martins é jornalista político. Ele foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Após percorrer 13 países africanos e entrevistar chefes de Estado, em 2013 voltou à TV com a série “Presidentes Africanos”.

História

Franklin formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos 20 anos foi eleito presidente do DCE e depois vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes (RJ). Ele combateu a ditadura militar integrado ao grupo guerrilheiro MR-8 e à Ação Libertadora Nacional (ALN).

Participou do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, libertando 15 opositores do regime militar. Foi preso e se exilou em Cuba, Chile e França. Voltou ao Brasil com a anistia. Como ministro, sofreu ataque da mídia porque defendeu o marco regulatório das comunicações no Brasil.

Para ele, apenas os donos dos grandes grupos de comunicação ficam incomodados com o debate. O Brasil precisa urgentemente de um novo ordenamento jurídico para o setor de comunicação eletrônica, o espectro eletromagnético que inclui celular, TV portátil, redes sociais, radiodifusão e telecomunicação. Sem marco regulatório, o processo de oligopolização da indústria da comunicação vai se afunilar ainda mais. Trata-se de um bem público, escasso e finito, que tem que ser repartido.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências