Irã: Não enviamos tropas nem armamentos para a Síria
Durante a coletiva de imprensa em Moscou, o vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Hussein Amir Abdollahiyan, declarou que Teerã não enviou tropas nem armamentos para a Síria.
Publicado 19/11/2013 14:04
Mesmo assim, o diplomata sublinhou que a República Islâmica coopera apenas com as forças oposicionistas que defendem uma solução política para a crise.
"Naturalmente, vemos a diferença entre uma oposição real e os terroristas. Estamos realizando consultas e mantemos contatos com os opositores que acreditam na solução política do conflito sírio", sublinhou Abdollahiyan.
A respeito da situação na Síria, Abdollahiyan sublinhou que a cooperação entre o Irã e a Arábia Saudita poderia reduzir a tensão regional. "Para que a conferência Genebra 2 tenha êxito, certos países devem parar de fornecer armas e deixar de enviar terroristas à Síria", assinalou.
O diplomata iraniano indicou também que a cooperação entre a Rússia e o Irã ocorre em diferentes áreas e que os problemas com o fornecimento de sistemas de mísseis S-300 não afetarão as relações estratégicas entre a Rússia e o Irã.
As conversações entre a delegação iraniana, liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Abdollahiyan, e seu colega russo, Mikhaíl Bogdanov, ocorreram na última segunda-feira em Moscou.
Ambos discutiram a situação no Oriente Médio e a regulação política do conflito sírio, no marco da conferência internacional Genebra 2.
Com agências