Saúde Materna: João Ananias destaca Seminário Internacional

Durante a sessão na Câmara realizada nesta terça-feira (03/12), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou sobre a realização do Seminário Internacional para tratar das questões da saúde reprodutiva da mulher, da saúde neonatal, com foco na redução da mortalidade materna e infantil. O evento, que reunirá parlamentares da América Latina e do Caribe, será realizado nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05), na Câmara. O parlamentar é autor do requerimento para a realização do seminário.

João Ananias destacou que o governo brasileiro a exemplo de muitas outras Nações, assumiu um pacto em 1990, de chegar em 2015 com redução de três quartos da mortalidade materna e três quartos da mortalidade infantil. “Nós estamos muito próximos, a um ano praticamente para fazer a prestação de contas da meta assumida. Já atingimos a meta em relação à mortalidade infantil, mas estamos tendo dificuldades de atingir a meta na redução da mortalidade materna", ressaltou.

Ele fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento, como o Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, funcionários da Comissão de Seguridade Social e Família, equipe da OPAS e assessores.

Para finalizar, João Ananias convidou aos deputados a participarem não apenas do Seminário, mas também da luta extremamente justa pela redução da mortalidade materna e infantil no Brasil ou em qualquer lugar onde ainda morram mulheres e crianças.

Discurso na íntegra

Se realizará nos dias 4 e 5 de dezembro no Plenário 3 do Anexo II da Câmara dos Deputados, o Seminário de Parlamentares da América Latina e do Caribe para a Garantia do Direito à Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil. A abertura desse importante evento acontecerá as 9 hortas de amanhã e tem como objetivo fundamental fortalecer o compromisso dos Parlamentares com ações voltadas a acelerar a redução da morbi mortalidade materna e neonatal.

Além de debater processos de prestação de contas sobre a saúde das mulheres e crianças dentro do marco do Direito Internacional e dos compromissos assumidos pelos Países da América Latina e Caribe na Agenda Global de Desenvolvimento.

E assim atender o que foi pactuado em 1990, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Nº 4 e 5, redução em 3/4 a mortalidade infantil e materna, até 2015. Confirmaram suas presenças muitos Deputados dos países dessa região que infelizmente, é onde encontramos uma das maiores ocorrências de óbitos maternos e infantis do planeta.

Em 2012, na Guatemala, foi realizado encontro com a participação do Brasil, México, Haiti, Guatemala, Peru e Bolívia, promovido pela Organização Mundial da Saúde, através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), onde foi discutido com afinco esse tema. A delegação brasileira, que tive a honra de integra-la, constituiu-se numa Comissão para Tratar da Informação e Prestação de Contas Sobre a Saúde da Mulher e da Criança.

A Comissão definiu 4 eixos de atuação, sendo um deles a ação no Parlamento e foi confiada a mim a sua coordenação. Por minha solicitação, foi criada uma Sub Comissão, da qual sou Presidente, e a Deputada Carmen Zanotto a Relatora, dentro da Comissão de Seguridade Social e Família. Com o objetivo de envolver ainda mais, o Parlamento Brasileiro nesta causa cidadã, legislando, fiscalizando e debatendo junto a sociedade em prol da redução da morbi mortalidade materna e infantil.

Destaco a importante participação do Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves, que não poupou esforços nem recursos para que fosse realizado esse evento. Não poderia deixar de citar os funcionários da Comissão de Seguridade Social e Família, em nome do Rubens Carneiro, Secretário, da Clara Monteiro e do Diógenes dos Santos, que tudo fizeram para que realizássemos esse Seminário.

Agradeço a grande contribuição dos assessores do meu gabinete, em nome do Hugo. Para que pudéssemos realizar nosso importante Seminário, a Participação da OPAS , nossa parceira não apenas na organização do evento, mas também no financiamento. Destaco os nomes do Dr Oscar Suriel, Dr. Rodolfo Gomez, Dra. Vera Xavier e Dra Matilde Pinto.

Encerro minha fala convidando nossas Deputadas e Deputados desta Casa a participarem não apenas do Seminário que acontecerá amanhã e depois, mas também da luta extremamente justa pela redução da mortalidade materna e infantil em nosso Brasil ou em qualquer lugar onde ainda morram mulheres e crianças.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB)