Universidade Federal da Bahia instala Comissão da Verdade

Nesta quarta-feira (04/12), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai instalar sua Comissão Milton Santos de Memória e Verdade. A solenidade acontece a partir das 10h, no Salão Nobre da Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador. A iniciativa tem o objetivo de localizar, analisar e catalogar documentos, sob a guarda da UFBA, que possam estar relacionados à violação de direitos humanos e liberdades individuais no período da Ditadura Militar.

Durante o ato, a reitora Dora Leal Rosa conduzirá os nove membros às funções do organismo, que terá como integrantes os professores Iracy Silva Picanço, João Augusto de Lima Rocha, Emiliano José da Silva Filho, Olival Freire Júnior e Ilka Bichara, os estudantes Leandro Coutinho Silva e Jéssica Santos de Jesus, e o servidor técnico-administrativo Umberto Carvalho Bastos. A Comissão será presidida pelo professor Othon Jambeiro Barbosa.

Para Ilka Bichara, que também é integrante da Escola de Formação do PCdoB, fazer parte do organismo é motivo de muito orgulho. “Creio que para nós comunistas compor comissões de verdade tem importância fundamental, pois é a oportunidade de resgatar a nossa história, de dar o devido valor aos nossos heróis na luta contra a ditadura.”

Ela acrescenta que “o trabalho dessa Comissão servirá ao momento histórico que estamos vivendo não só pelo resgate histórico, mas pelas consequências que este resgate poderá trazer, inclusive, para o fortalecimento de nosso processo democrático”.

A Comissão vai identificar a existência de possíveis conexões entre os órgãos de segurança e informação do país e a UFBA. Ao final dos trabalhos, um relatório será apresentado à sociedade. As conclusões obtidas poderão subsidiar os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade, Comissão Estadual da Verdade da Bahia, Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro