Europa afirma "seriedade" nas negociações entre Irã e G5+1

Alta representante das Relações Exteriores e da Política de Segurança da União Europeia, Catherine Ashton garantiu ao chanceler do Irã, Mohama Javad Zarif, seriedade no cumprimento das provisões do acordo que os diplomatas persas alcançaram com o Grupo 5+1 nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. A informação é de meios oficiais persas, publicada nesta quinta-feira (5).

Catherine Ashton e Mohamed Javad Zarif - Irna

O ministro iraniano das Relações Exteriores e a chefe da diplomacia europeia conversaram por telefone nesta quarta à noite, quando Zarif ainda estava nos Emirados Árabes Unidos (EAU), em visita oficial, de acordo com a agência de notícias persa Irna.

Antes de retornar ao Irã, Zarif disse à imprensa que Catherine reafirmou a “seriedade” do G5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, membros do Conselho de Segurança, e a Alemanha) nas negociações sobre o programa nuclear.

O acordo interino alcançado em 24 de novembro tem a previsão de duração de seis meses, e importantes passos já estão sendo tomados, como o que se refere ao alívio das sanções impostas há décadas ao país (no descongelamento de sete bilhões de dólares de recursos persas no exterior, por exemplo). A União Europeia passou a implementar as suas próprias sanções contra o Irã em 2010.

Do lado iraniano, já tem se verificado o compromisso de reduzir o enriquecimento de urânio de 20% para 5%, um nível considerado mais seguro pelo Ocidente, supostamente preocupado com a produção de armas nucleares. Além disso, o Irã também demonstra cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da qual é membro, para garantir um acesso maior dos inspetores internacionais às suas instalações nucleares.

Nas mesmas declarações à imprensa, o chanceler persa também qualificou de “frutíferas” as suas conversações com autoridades dos EAU, inclusive com o presidente da federação de sete estados, Khalifa bin Zayed Al Nahayan, que anunciou uma visita a ser definida na próxima semana para a República Islâmica do Irã, a convite do seu homólogo persa, Hassan Rouhani.

O Irã e os EAU têm uma disputa territorial relativa à soberania de três ilhotas no Golfo Pérsico, Tomb Maior, Tomb Menor e Abou Musa, mas os indícios apontam no sentido de uma solução em breve para a questão através de negociações. O chanceler persa afirma que uma das prioridades do Irã é desenvolver laços com países vizinhos e regionais.

Da redação do Vermelho
Com informações da Irna e da Prensa Latina