Fetag-BA entrega carta com propostas para juventude ao governo
Durante o encerramento do 1º Festival Estadual da Juventude Rural, realizado na cidade de São Gonçalo dos Campos, no centro norte da Bahia, uma carta com propostas para melhoria da vida do jovem no campo foi entregue ao secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa. O evento, que aconteceu até a última sexta-feira (06/12), foi promovido pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA) e reuniu mais de 300 jovens do Estado.
Publicado 09/12/2013 19:59 | Editado 04/03/2020 16:16
O Festival começou na última quarta-feira (04), e teve o objetivo de debater políticas públicas voltadas para a juventude na Bahia. Durante o encontro, o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, falou da contribuição da agricultura familiar para segurança alimentar no Estado.
O documento entregue a Cezar Lisboa destaca temas como educação, meio ambiente, esporte, cultura e acesso a terra. Na ocasião, o secretário afirmou que a carta mostra que a juventude está organizada e tem uma grande capacidade de pensar a vida no campo como algo mais estrutural.
Ele ressaltou ainda o importante papel da Fetag nos últimos 50 anos e enfatizou alguns dos avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, como a ampliação do acesso ao garantia safra e a água de qualidade no meio rural.
Êxodo rural
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrapiúna, Vagner Assunção Cruz, o festival foi bastante produtivo, pois foram discutidas alternativas para fortalecer a bandeira da juventude, diminuindo o êxodo rural e criando estratégias importantes para que os jovens permaneçam com vida digna no campo.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA