Nilton Vasconcelos é homenageado em premiação do judô baiano

O secretário estadual do Trabalho e Esporte da Bahia (Setre), Nilton Vasconcelos, foi homenageado durante a solenidade de premiação dos Melhores do Judô 2013, organizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju). Durante o evento, que aconteceu último sábado (07/12), em Salvador, Nilton recebeu um diploma de Grande Benemérito do Judô, além de uma medalha da Febaju e um Troféu da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Marcelo Ornelas, presidente da Febaju, destacou o grande momento que o judô baiano atravessa e a sua interiorização, sendo hoje praticado em quase todos os municípios baianos. Ao dar essa informação, ressaltou “o papel importante que tem desempenhado o secretário Nilton para o crescimento do judô em nosso Estado”, destacando, ainda, o profissionalismo e dedicação da equipe que comanda a Febaju, que está empenhada na busca da excelência para colocar muito dos garotos revelados nas Olimpíadas de 2016.

Ao fazer o seu agradecimento, o secretário Nilton Vasconcelos relatou as contribuições do Governo do Estado para o desenvolvimento do esporte na Bahia e no Brasil, lembrando da construção do Centro Pan-Americano de Judô, que será concluído em abril de 2014, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, além do apoio para a realização da Copa do Mundo de Judô de 2010 e 2011 e do Campeonato Mundial em 2012.

Marcelo França, vice-presidente da CBJ, fez questão de parabenizar o apoio do Governo do Estado. “Nós, da Confederação, usamos o judô também como ferramenta de inclusão social”. Ele disse que existem trabalhos nesse sentido espalhados por todo o país. “Posso citar o Rio de Janeiro e Macapá, mas também sei que estamos fazendo muita coisa boa aqui na Bahia. Nós apostamos no futuro e temos um compromisso com a educação e estamos convencidos de que o judô é a base de transformação para muitos desses garotos e garotas que vivem em situação de risco”.

Durante a solenidade, foram homenageadas ainda outras personalidades com o título de amigo do judô. No final do evento, houve entrega de faixa preta e diplomas para os judocas que concluíram o curso este ano e também troféus aos atletas que se destacaram na temporada. Entre os premiados, destaque para Maicon França (campeão brasileiro Universitário), Thiago Mangueira Pereira (Campeão Brasileiro Sub-15), Luiz Henrique das Virgens (melhor atleta masculino) e Vitória Ribeiro da Silva (melhor atleta feminino).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Com informações da Setre