PL da Economia Solidária é reapresentado na Câmara de Salvador

A implementação da economia solidária em Salvador foi o tema da sessão especial realizada na noite da quinta-feira (12/12), na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro, que celebrou o Dia Nacional da Economia Solidária, a ser comemorado em 15 de dezembro, contou com a participação de empreendedores e de representantes de instituições ligadas ao segmento.

De acordo com o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que propôs a sessão especial, o encontro teve por objetivo discutir políticas de economia solidária na capital baiana. Além disso, o vereador reapresentou na Casa o projeto de Lei da Economia Solidária, de autoria da ex-vereadora Olívia Santana, atual chefe de gabinete da Setre, que prevê a instituição de um Sistema de Economia Solidária em Salvador.

“O Executivo tem que ter a grandeza de recepcionar essa Lei Municipal de Economia Solidária. É preciso garanti opções de geração de renda, além do mercado formal”, disse Olívia Santana, também presente no evento.

Já o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, falou sobre as ações do governo do estado para o segmento, que em 2007 criou uma superintendência vinculada à Secretaria. Nilton destacou a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), que atualmente conta com oito unidades espalhados pelo Estado.

“Essa é uma política pública das mais avançadas, pois oferece serviços que vão da assistência técnica à transferência de equipamentos e insumos, assim como ações de apoio ao microcrédito assistido e articulações políticas de promoção social”, explicou o secretário Nilton Vasconcelos. O grupo de samba de roda Sementes da Roça, regido pelo mestre Gaguinho, e os Anjos Vermelhos fizeram uma apresentação ao final da Sessão, mostrando a parte cultural da economia solidária.

A mesa da sessão contou com as presenças dos vereadores Aladilce Sousa (PCdoB) e Sílvio Humberto (PSB), da coordenadora executiva da Rede de Profissionais Solidários, Kátia Santos, do professor da Escola de Administração da UFBA, Genauto Carvalho de França Filho, do técnico da Superintendência de Economia Solidária, André Ferreira, do representante do Fórum de Economia Solidária e da Cooperativa de Coleta Seletiva Camapet, Joílson Santana, e do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre