Vietnã defende ajuda internacional contra a aids

O Vietnã reiterou nesta sexta-feira (13) a necessidade de continuar recebendo auxílio e cooperação internacional a seus esforços de prevenir e lutar contra a aids, cujos resultados foram recentemente reconhecidos pelo Programa das Nações Unidas contra essa pandemia.

O vice-primeiro ministro Nguyen Xuan Phuc, que preside o Comitê Nacional sobre aids, droga e prostituição, transmitiu essa solicitação durante uma reunião com doadores e instituições amigas em Hanói.

Depois de avaliar a contribuição prestada em financiamento, tecnologia e experiência, afirmou que o Vietnã enfrenta muitos desafios em relação ao HIV, assim como dificuldades devido à declinação de fundos internacionais.

A coordenadora residente das Nações Unidas em Hanói, Pratibha Mehta, elogiou o trabalho realizado pelo país indochino e recomendou focar na prevenção enquanto se multiplicam os bons modelos que permitam atingir as metas de desenvolvimento do milênio nesse campo.

Representantes de organizações internacionais presentes prometeram continuar ajudando o governo vietnamita na realização de sua política de controle da pandemia, de droga e prostituição para manter as conquistas registradas.

Em plena jornada estendida pelo Dia Mundial da Aids, o ministério de saúde pública anunciou a máxima de "não mais novos casos de contagiados", enfatizando os grupos sociais vulneráveis, e as regiões fronteiriças e montanhosas mais isoladas.

Um censo atualizado até setembro de 2013 mostrou que ao longo do tempo 213.413 vietnamitas foram portadores do HIV, dos quais 65.133 morreram.

Fonte: Prensa Latina