Alba e Petrocaribe poderão formar zona econômica com Mercosul

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, abriu, nesta terça-feira (17), a Segunda Cúpula Extraordinária Alba-Petrocaribe, realizada em Caracas para o estabelecimento do Tratado Constitutivo Eco-Alba, e a criação de uma zona econômica entre ambas entidades integracionistas. De acordo com o mandatário venezuelano, o bloco regional “transcendeu os campos econômico e político para se tornar um mecanismo verdadeiramente humano”.

"Quiçá estamos já em condições de assinar o tratado constitutivo Eco-ALBA, que é o espaço econômico de nossa Aliança, e avançar na conformação da zona econômica com Petrocaribe" |Foto: Miguel Gutiérrez / EFE

Os líderes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e Petrocaribe irão estabelecer mecanismos complementares para impulsionar o continente latino-americano e caribenho. “O Espaço Econômico do Organismo (Eco-Alba), será de intercâmbio social, sem nenhum interesse mercantilista, a fim de fortalecer as regiões através de convênios bilaterais em suas diferentes áreas”, como explicou o secretário geral da Alba, Bernardo Álvarez à Prensa Latina.

A criação desta zona econômica de desenvolvimento compartilhado, interdependente, soberano e solidário foi aprovado pelos países integrantes dos blocos em 4 de fevereiro de 2012.

A expectativa é que seja aprovada a criação de uma zona complementar enfocada na Alba-Mercosul-Petrocaribe. “Esperamos que neste encontro possa ser aprovado o modelo de documento que será enviado em janeiro para aprovação no Mercosul”, afirmou Maduro.

Sobre os avanços obtidos pela Alba, Maduro reiterou que "nossos países são territórios livres do analfabetismo, nos manteremos impulsionando a educação, e levando saúde ao povo (…) , neste contexto estamos agora a estabelecendo um plano de ação que será recolhido em um documento para reforçar a luta contra a fome, apoiados e endossados pelo Escritório da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

A Alba é formada por Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador, San Vicente e Granadinas, e Antígua e Barbuda. O Petrocaribe é integrado por no Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Cuba, Dominica, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, San Cristóbal e Neves, Santa Luzia, San Vicente e Granadinas, Suriname e Venezuela.

Da Redação do Vermeho,
com agências