Irregularidades no SAMU de Chapecó

 

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), presta um trabalho fundamental e de extrema importância à população, tanto no socorro salvando vidas quanto na orientação em caso de necessidade. O que muitos não sabem é das dificuldades de trabalho em que vivem os profissionais que prestam este serviço.
Dentre as inúmeras irregularidade que visualizadas, o que mais chamou a atenção foi o "depósito" de medicamentos, pois os mesmos ficam alojados até mesmo no chão e expostos a claridade e ao calor, podendo vir a estragarem, isso tudo devido a falta de de estrutura, neste um caso local apropriado para armazenar os medicamentos.
O que chamou a atenção foi um cartaz na parede com a seguinte inscrição: "favor lavar sua louça". Poderia ser algo normal se naquele espaço tivesse uma pia para que as louças fossem lavadas. Mais uma surpresa foi saber que os Servidores lavam suas louças na pia do banheiro que é o único lugar para tal.
Além disso os lençóis e materiais contaminados (sujos) são lavados em baldes em uma torneira da parte exterior da "base", podendo assim colocar os próprios Servidores serem contaminados com algum tipo do doença.
Para os Servidores, algumas mudanças são necessárias, entre elas a diferenciação de motoristas das ambulâncias com relação aos demais motoristas funcionários da Prefeitura, também reivindicam o adicional de Risco Eminente, pois o trabalho realizado é diferenciado, tanto motoristas quanto os demais Servidores tem a obrigação de fazer treinamentos específicos em atendimento de urgência e emergência.
Na Câmara de Vereadores foi protocolado requerimento de Nº 304/13 solicitando uma Reunião de trabalho com Autoridades da Prefeitura de Chapecó e com a empresa responsável pela prestação de serviços a SPDM/PAIS (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), para discutir e encaminhar soluções aos deferidos problemas.
Para o Vereador Cesar Valduga autor do Requerimento a situação dos Servidores é precária e dificultosa.
"Estive fazendo uma visita a "base" provisória do SAMU-CHAPECÓ, e fiquei perplexo com o que encontrei por lá, achei aquele espaço nada apropriado para uma base de serviços de urgência e emergência e sim um acampamento, sem a menor estrutura de trabalho.
 
*Assessoria do Mandato

Veja as fotos abaixo: